Um belo sorriso reflete os bons momentos da vida!
Dra. Vanuska Ribeiro Mello
Especialista em Prótese Dental
Especialista em Dentística Restauradora
Cárie
A cárie é uma das doenças dentárias mais freqüentes. Geralmente, decorre de uma dieta inadequada, higiene bucal deficiente e o conseqüente acúmulo de placa bacteriana.
Para evitar a cárie, basta reduzir a ingestão freqüente de açucares e adquirir o hábito de fazer uma correta higienização após todas as refeições.
Placa Bacteriana e as Doenças da Gengiva
A placa bacteriana nada mais é do que o acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes. É o principal fator que causa as doenças mais comuns da cavidade bucal: a cárie e as doenças gengivais (gengivite e periodontite).
Quando não há uma boa escovação, a placa bacteriana se acumula e pode infiltrar entre os dentes e a gengiva, causando sangramento, vermelhidão e inchaço, que são os principais sintomas da gengivite.
Essa infiltração pode se prolongar ainda mais e endurecer, formando o tártaro.
Juntamente com a placa bacteriana o tártaro pode agravar a gengivite, deslocando o dente da gengiva, comprometendo assim a estrutura óssea (sintomas da periodontite), que pode causar a queda do dente.
Use uma técnica de escovação adequada
No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e faça movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.
Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.
Na superfície de mastigação dos dentes use a escova na horizontal com movimentos de vai-e-vem.
Divida o tempo de escovação igualmente entre os dentes: escove durante 10 segundos cada grupo de 2 dentes.
Por último escove a parte de cima da língua.
A importância do fio ou da fita dental
A escovação não é suficiente para deixar os dentes livres das ações bacterianas. O uso do fio dental é fundamental para remoção da placa bacteriana e de resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.
Para usar o fio dental adequadamente, corte um pedaço de aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, deslizando cuidadosamente na linha da gengiva. Limpe o dente da esquerda e o da direita de cada espaço.
Importância do flúor
O uso diário de flúor é muito importante no combate as cáries. O flúor deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), criando uma barreira protetora. Ele protege os dentes dos ataques ácidos da placa bacteriana, que podem provocar doenças dentárias, como a cárie e a gengivite.
Existem vários tipos de flúor e estudaremos o mais adequado para o seu caso.
Caro paciente,
Este guia foi desenvolvido para lhe auxiliar no cuidado com a saúde bucal.
Aqui você encontrará informações importantes para prevenção das cáries e das doenças da gengiva.
Lembramos que a prevenção é tão importante quanto o tratamento, pois é o que evita que os problemas ocorram.
Portanto, sempre que estiver com alguma dúvida, conte conosco para esclarecê-la.
Queremos ver seu sorriso sempre bonito e saudável!
Um abraço
Dra. Vanuska Ribeiro Mello
Recomendações:
– Faça a higienização bucal adequadamente após todas as refeições;
– Evite ao máximo o consumo de alimentos e bebidas açucaradas, principalmente entre as refeições. Ao ingeri-los, escove muito bem os dentes;
– Troque sua escova toda vez que as cerdas perderem o formato original;
– Faça visitas regulares ao dentista.