Cuide de sua saúde bucal e tenha um bom motivo para sorrir!
Dr. João Vieira de Mello Neto
Especialista em Periodontia
A periodontia
A periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como uma gengivite e periodontite.
Gengivite
É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento.
Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.
Os principais sinais são o sangramento após a escovação ou uso do fio/fita dental e a gengiva levemente inchada e avermelhada.
Se não for tratada, a gengiva pode progredir para uma periodontite.
Periodontite
É uma doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde oral.
A causa
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença, como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.
Os sinais
Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sinais são:
-Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental;
Gengivas vermelhas e/ou inchadas;
– Dentes amolecendo ou mudando de posição;
– mau-hálito constante ou gosto ruim na boca.
O tratamento
Inicialmente, o tratamento deverá ser feito pelo dentista.
No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença.
No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio/fita dental.
A prevenção
Prevenir a doença periodontal é muito fácil!
Basta ter uma escovação efetiva e regular, e usar diariamente o fio/fita dental. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.
Caro Paciente,
Um sorriso bonito e saudável é reflexo de uma vida cheia de saúde. Foi pensando em seu sorriso que desenvolvemos este guia.
Nele você encontrará de forma simples e direta informações sobre as doenças periodontais.
Além dele, você poderá contar conosco. Teremos o maior prazer em lhe explicar todo procedimento para prevenir, diagnosticar e tratar esse tipo de doneça dentária.
Afinal, queremos ver seu sorriso sempre bonito e saudável!
Um abraço,
Dr. João Vieira de Mello Neto.
– Se durante o uso do fio dental minha gengiva sangrar, devo continuar usando?
Primeiro verifique se você está usando o fio dental de forma correta. Se sim, esse sangramento está alertando sobre a presença de bactérias na região. É fundamental que você continue usando o fio na tentativa de removê-las e nos procure para uma avaliação.
– Após o tratamento, devo retornar ao periodontista?
Sim. Há necessidade de retornos periódicos para um tratamento de manutenção. Cada paciente tem uma necessidade específica de retorno. Iremos avaliar o seu caso e lhe orientar.